O prefeito de São Paulo destacou o avanço das obras no estádio.
No dia 28 de novembro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou as obras do estádio do Corinthians, que será o palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, em Itaquera, na Zona Leste. Acompanhado do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, e do secretário municipal de Articulação para a Copa, Gilmar Tadeu, o prefeito participou também de reunião com representantes da FIFA e do Comitê Paulista para a Copa do Mundo onde foram discutidos os preparativos da cidade para a realização do evento.
A comitiva recebeu informações sobre o cronograma de obras e as projeções de como ficará o estádio. Na avaliação de Kassab, o andamento das obras é satisfatório. “Tudo está sendo muito bem encaminhado. Resta apenas a definição da construção das instalações temporárias para o jogo de abertura da Copa. Vamos trabalhar em conjunto com a FIFA para deixar tudo pronto”, ressaltou.
O secretário-geral da FIFA destacou a infraestrutura para o evento. “O projeto do estádio é grandioso e com certeza vai estar pronto em dezembro de 2013”, disse. “Além disso, existe o projeto de mobilidade urbana, onde conseguimos chegar aqui em apenas 19 minutos. Tudo atende aos nossos requisitos”, afirmou o presidente da Fifa ao se referir ao percurso, que realizou de trem, da Estação da Luz até Itaquera.
Os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, membros do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, também estiveram no canteiro de obras. Eles acompanharam o prefeito no local onde será o campo de jogo e bateram alguns pênaltis. Ronaldo elogiou o empenho da capital paulista em melhorar a cidade para a Copa do Mundo. “Esse projeto da Copa não é só um projeto esportivo, mas também social. A Copa está fazendo com que todos os investimentos ao redor de Itaquera e a acessibilidade urbana melhorem”, disse Ronaldo.
Arena Corinthians
Orçada em R$ 820 milhões, a construção do estádio do Corinthians teve início em 30 de maio de 2011. Ao todo, 2.200 funcionários foram envolvidos na obra, que está com 55% de conclusão. A previsão é de que o término do estádio ocorra em dezembro do próximo ano.
A capacidade original do estádio é de 48 mil espectadores. Contudo, para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, serão instaladas arquibancadas móveis, que comportarão mais 20 mil torcedores. A previsão de custo da obra é de R$ 35 milhões.
Desenvolvimento da Zona Leste
A Prefeitura de São Paulo investe no desenvolvimento da região da Zona Leste. O projeto urbanístico, lançado em 2008, envolve a parceria com diversos órgãos e tem como principal objetivo a criação de um pólo de formação e capacitação profissional. Em 2010, iniciaram-se as obras para a implantação de uma Fatec (Governo do Estado), um dos muitos equipamentos públicos previstos. Em abril de 2011, a Prefeitura concedeu a permissão de uso de uma área de 16.640 m² para o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) instalar uma escola de ensino profissionalizante na região.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) desenvolveu projetos preliminares para o Centro de Convenções e Eventos, em conjunto com a
SPTuris, e também para o Núcleo do Parque Tecnológico da Zona Leste (incubadora e laboratório), em conjunto com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET). Em abril, foi celebrado um convênio entre o Estado e a Prefeitura para melhoramentos viários na região do Pólo, com o objetivo de viabilizar o Plano de Desenvolvimento da Zona Leste.
Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.