Neste julho de 2024, o Lar Sírio Pró-Infância comemora 101 anos de história e dedicação ao enfrentamento das desigualdades sociais. Fundada em 1923 por oito jovens imigrantes de Homs, na Síria, a organização tem sido um farol de esperança e transformação para milhares de crianças e adolescentes ao longo de um século.
Originalmente estabelecido como Orphanato Syrio, e mais tarde renomeado como Orfanato São Jorge, o Lar Sírio se adaptou às mudanças sociais e continua a ampliar suas práticas de serviço social e gestão. Localizada no bairro do Tatuapé, em São Paulo, a instituição ocupa um espaço de 25.000m² com 18 prédios dedicados a atividades socioeducacionais.
Hoje, o Lar Sírio Pró-Infância atende mais de 1.000 crianças e adolescentes diariamente, com o apoio de 99 colaboradores sociais e 30 voluntários fixos. A equipe multidisciplinar oferece uma variedade de programas focados no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral das crianças, incluindo atividades de civilidade, arte, cultura, esporte, sustentabilidade, lazer e bem-estar.
Para adolescentes e jovens com mais de 15 anos, o Lar Sírio oferece o Projeto 3 Passos para a Inclusão Produtiva, que promove a inserção social e profissional por meio de cursos em parceria com instituições como SENAC, SENAI e ESPRO. Esses cursos abrangem áreas como empreendedorismo, administração, panificação e confeitaria, proporcionando habilidades para o empreendedorismo e a recolocação no mercado de trabalho.
Além disso, a instituição se orgulha de ser um Polo de Inclusão Produtiva da regional Leste1, uma iniciativa entre a Prefeitura de São Paulo e o SEBRAE, que apoia o empreendedorismo local. Com o Programa de proteção especial “Família Berço da Vida – Acolhimento Familiar” e os Programas de proteção básica “PASE – Programa de Apoio Socioeducativo” e “PAP – Programa de Apoio à Profissionalização”, o Lar Sírio oferece suporte essencial às famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao longo dos anos, o Lar Sírio Pró-Infância manteve-se fiel aos princípios que norteiam suas ações: a solidariedade, a transformação de dificuldades em possibilidades e a visão de um futuro melhor, reafirmando o compromisso com a inovação e o aprendizado contínuo para garantir oportunidades de empreendedorismo e autonomia social.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
Para saber mais sobre outros conteúdos, clique aqui e acesse a home do nosso portal.