O Mercado Municipal de Vila Formosa está com nova administração e passa por uma grande reforma. Estão em andamento obras para substituição dos telhados quebrados, demarcação do estacionamento, reforma da cozinha e pintura do teto e da parte externa.
O Mercadão, inaugurado em 18 de janeiro de 1971, possui 37 boxes, entre eles: mercados; produtos naturais, orgânicos e fitoterápicos; azeites, bacalhau e vinhos; grande variedade de frios, embutidos, produtos salgados e queijos; floricultura; açougue; horti-frutis; casa de massa; avícola; produtos orientais; pastelaria; restaurante; peixaria; avicultura e doçarias. Periodicamente, são oferecidos para os moradores da região cursos de culinária, aquarismo e produtos integrais.
Há também feiras de artesanato, festa do dia das crianças e festa junina, além da Feira da Saúde, em parceria com a Polícia Militar de São Paulo, em que é possível aferir pressão, diabetes, fazer massagem e acupuntura, além da distribuição de pastas, escovas de dentes e preservativos para a população. O novo administrador, Luiz Fernando Oliveira, foi Chefe de Seção Técnica Alimentícia da Supervisão Geral de Abastecimento (ABAST) por dois anos.
“Estou na administração do Mercado desde 15 de junho deste ano com muitos projetos em estudo, entre eles, implantação de pontos de coleta seletiva de materiais recicláveis e sacolas retornáveis personalizadas”, afirma Oliveira. Com fácil acesso, o Mercado Municipal de Vila Formosa está localizado na Praça das Canárias s/nº e funciona de terça a sábado, das 8h às 19h e domingos e feriados das 8h às 13h.
Ponto negativo do Mercadão
Um dos desafios que Luiz Fernando Oliveira enfrentará como novo gestor é controlar o estacionamento do local, que tem sido utilizado por motoristas que vão às compras nas ruas, e não no Mercado Municipal. Como a região da Praça da Canárias e da Av. Dr. Eduardo Cotching é recheada de comércios, os clientes e comerciantes acabam utilizando as vagas do mercado comoestacionamento, pois não há nenhum controle no local da entrada e saída. Ponto diferencial Apesar da pouca divulgação, o mercadão é tradicional e conta com boxes e comércios que vendem produtos de primeira qualidade. O relacionamento criado entre consumidores e comerciantes étambém o grande diferencial.
Reportagem: Assessoria Subprefeitura. Foto: Divulgação.