Embarque na Leitura celebra 620 mil livros emprestados.

Acompanhar os 19 anos na prisão de Valjean, personagem de Os Miseráveis, de Victor Hugo. Essa foi a experiência que impressionou a estudante Letícia Marcelo, 14 anos, ao ler o livro que sua mãe Ilda Vitorino Marcelo (46), securitária, emprestou da biblioteca Embarque na Leitura da estação Paraíso do Metrô de São Paulo. Associada desde 2006, Ilda reconhece a importância de incluir o hábito no cotidiano da sua filha. “Chamo a atenção da Letícia pelo prazer de ler, de se divertir, viajar e aprender com o livro. Não tem desculpa, os livros estão à nossa disposição. A biblioteca no metrô facilita o acesso à leitura de qualidade ,e o melhor, de forma gratuita”.

Letícia e Ilda são mais um dos exemplos que o Instituto Brasil Leitor (IBL), idealizador e gestor das Bibliotecas, tem registrado de familiares que compartilham o hábito da leitura. “Como os associados podem levar somente um livro por vez, temos recomendado que tragam seus parentes para se associarem também. Assim cada um pode escolher sua leitura preferida e todos usufruírem de um bom livro ao mesmo tempo”, explica William Nacked, diretor-geral do IBL.

Foi o que fizerem as irmãs Karina e Cristiane de Azevedo Fonseca. A bancária Karina, 26, associada à biblioteca da estação Paraíso desde 2008, lembra-se do dia que retirou o livro Melancia, de Marian Keyes. “Devorei o livro ali na mesa de jantar e acabei não comendo de tão entretida”. Ver a irmã mais velha despertou a curiosidade de Cristiane (24), que pediu para que ela lesse um trecho. “Fiquei emocionada com a história da Claire e logo me tornei sócia da biblioteca”, conta a caçula. Juntas, já retiraram mais de 100 romances, o gênero favorito das irmãs.

Geração de Leitores 
“A ideia de implantar bibliotecas nas estações de metrô e trem e terminais de ônibus surgiu da convicção de que para conquistar principalmente o não-leitor, deveríamos colocar o livro no caminho das pessoas – elas deveriam ‘tropeçar’ neles”, conta William Nacked,diretor-geral do IBL, organização responsável pela criação, instalação e gestão das bibliotecas nas estações de metrô, trem e terminais de ônibus. “Superamos nossas expectativas, pois estamos incentivando cada vez mais o hábito da leitura acumulando mais e mais associados e empréstimos. Além disso, vemos que além de acompanhar os associados nas viagens de ida e volta ao trabalho, o livro está conquistando adeptos na casa destas pessoas. Temos que comemorar!”.

Segundo Nacked, esse cenário ainda tem muito que melhorar. “O nosso maior desafio é manter todas as bibliotecas funcionando. O fácil acesso à leitura é a principal ferramenta para alcançarmos um país de leitores”.

Os números do sucesso
Desde a inauguração da primeira biblioteca na estação Paraíso do Metrô de São Paulo, em setembro de 2004, o projeto Embarque na Leitura cadastrou 54.812 associados, que emprestaram 623.173 livros. A biblioteca da estação Paraíso, primeira a ser inaugurada em setembro de 2004, também é a mais movimentada, com 21.348 inscritos. O projeto conta ainda com bibliotecas instaladas nas estações Tatuapé e Santa Cecília do Metrô, e na estação Brás, da CPTM. Juntas, possuem um acervo de 19.228 livros. São Paulo dispõe também da biblioteca Leitura no Ponto, no Terminal Sacomã da SPTrans, com um acervo com mais de 2,5 mil livros, que já foram emprestados 30.752 vezes.

“Os números comprovam que o brasileiro quer e gosta de ler. Facilitar o acesso aos livros, disponibilizar um acervo diversificado, oferecer um atendimento ágil e informatizado com uma equipe treinada, é o que falta para incentivar mais e mais a leitura entre os brasileiros”, conclui Nacked.

Como se inscrever
O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF(original e cópia), juntamente com uma foto 3×4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos.

Reportagem: Comunicare. Foto: Divulgação.