Os moradores da Zona Leste aproveitam a permanência do CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador na Praça Agente Cícero, em frente à Estação Brás da CPTM, para se cadastrarem para vagas de emprego, realizarem inscrições para cursos e oficinas e para solicitarem carteira de Trabalho e Seguro Desemprego.

A Prefeitura de São Paulo através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) vem implantando nos últimos dias, vários equipamentos públicos nos bairros da Zona Leste. Nesta quarta-feira (10/8) começou oficialmente o atendimento do CAT Itinerante – Tenda do Trabalhador na Praça Agente Cícero, em frente à Estação Brás da CPTM, onde os munícipes podem encontrar oportunidades de emprego e os diversos serviços prestados em unidades do CAT.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as pessoas que estiverem na região do Brás poderão procurar a Tenda do Trabalhador, até 16 de setembro, munidos de CPF e número do PIS, para tirar a Carteira de Trabalho, habilitar-se ao seguro desemprego, participar de oficinas do Programa Orientação para o Trabalho, fazer aulas no laboratório de informática e se cadastrarem no banco de vagas. Além disso, é possível, ainda, buscar a negociação de dívidas pelo Pacet- Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador, realizar capacitação para se incluir no mercado de trabalho, fazer inscrição no MEI-Microempreendedor Individual e buscar orientação profissional e auxílio na elaboração de currículos.

“São Paulo mudou. As formas de procurar emprego também mudaram. Como teve que se reinventar e se transformar em uma cidade de serviços e não mais de indústrias, as formas de se encontrar um emprego também se modernizaram e hoje o cidadão não tem mais que ficar batendo de porta em porta. Hoje temos os CATs, como um grande prestador de serviços concentrando todas as oportunidades em um único lugar, com conforto e eficiência”, ressaltou o secretário adjunto da Semdet.

De acordo com o coordenador do Trabalho da Semdet, Fernando Cerqueira, o CAT Itinerante surgiu como um facilitador não só na vida de quem busca um emprego como também para ajudar o cidadão a resolver questões que podem dificultar a busca. “Se o munícipe perde sua Carteira de Rrabalho ou tem dívidas e não sabe por onde começar a solucionar esses problemas visando reinserir-se no mercado de trabalho, pode procurar o CAT Itinerante. O nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da população carente, levando os serviços até o cidadão que não tem condições de locomover-se até um posto”, destaca.

Na Tenda do Trabalhador também é possível conseguir um empréstimo para iniciar um pequeno negócio por meio do banco de microcrédito São Paulo Confia. “Esse espaço é muito democrático e oferece um leque de opções ao cidadão que muitas vezes chega aqui sem perspectivas e, depois de receber a orientação dessa equipe muito bem treinada, sai com novos horizontes, podendo conseguir uma vaga de emprego ou se tornar um empreendedor, com a ressalva de não encontrar burocracias para isso”, salientou o presidente do São Paulo Confia e da Comissão Municipal de Emprego, Hugo Duarte.