A escritora Thalita Rebouças concede entrevista ao SP Jornal.
Carioca, empolgada, teimosa, escorpiana, portelense, sorridente, chata à beça na TPM e chorona. É assim que Thalita Rebouças se define. A escritora de 37 anos é dona de uma marca histórica: já vendeu mais de 1 milhão de livros no Brasil. Quatorze deles foram escritos no Brasil e sete em Portugal. Em entrevista ao SP Jornal, Thalita revela detalhes do começo de carreira, conta porque largou a faculdade de direito para escrever livros e muito mais. Confira:
Você estudou direito e acabou posteriormente fazendo jornalismo. Quando percebeu que tinha aptidão para ser escritora?
Sempre quis trabalhar escrevendo e quando desisti do Direito, Jornalismo era a minha próxima opção. Adorei trabalhar como jornalista, mas ser escritora sempre foi meu sonho. Quando meu primeiro livro começou a vender, resolvi focar nessa carreira.
Seu primeiro livro foi “Traição entre amigas”. Já era voltado ao público juvenil? Era voltado para jovens adultos, mas quem gostou dele foi o público adolescente, o que me fez focar neste público nos próximos livros.
Qual a sua ligação com Portugal para a maioria de seus livros serem lançados lá?
Adoro Portugal e fui eu mesma quem conseguiu uma editora que apostasse no meu trabalho. Acabo de visitar a Feira do Livro de Lisboa e encontrei várias leitoras que já leram todos os meus sete livros lançados em Portugal, e isso é um grande prazer. Espero que Portugal seja a base para que outros países também publiquem os meus livros.
Como é saber que os adolescentes se inspiram em você e em seus livros?
É uma alegria e uma imensa responsabilidade. Fico muito orgulhosa de saber que os adolescentes estão lendo mais também por causa dos meus livros.
Qual a sensação de saber que em 2011 você bateu o recorde de vendas, com 1 milhão de livros?
Foi um grande prazer, certamente minha realização como escritora, pois foram muitos anos de batalha até chegar lá. E tudo que vem com muito esforço acaba tendo um gosto especial.
Atualmente você participa de feiras de livros por todo o Brasil, é sempre presente em redes sociais, tem um blog onde escreve crônicas engraçadíssimas e agora tem uma linha exclusiva de canecas, bolsas e outros objetos. Como consegue dar conta de tudo isso?
Trabalho muito, pois adoro o que faço. Não é fácil viajar quase todos os finais de semana para participar de feiras de livro por todo o Brasil, mas os encontros com os leitores são muito gratificantes e pretendo continuar com essa rotina por muitos anos.
Depois de tanto sucesso ao longo dos anos, quais seus planos e daqui pra frente?
Continuar escrevendo e fazendo exatamente o que eu faço hoje em dia, pois adoro a minha profissão.
Para terminar, deixe uma mensagem para os leitores do SP Jornal e diga os canais para seguir seus trabalhos. Leiam sempre, pois a leitura nos ajuda em diversos aspectos da vida, além de trazer um grande prazer. Os melhores canais para acompanhar o meu trabalho são o meu site www.thalita.com e o meu twitter: @thalitareboucas.
Reportagem: Rita Gabriele Zuini. Foto: Divulgação.