camara-municipal-sp

A prática do nepotismo sempre visa tirar vantagem da situação privilegiada que se tem, em função do cargo que se ocupa, para beneficiar familiares que, em muitos casos, nem competência têm para o desempenho da função ocupada. Claro que na política ela é mais danosa, pois se trata da coisa pública.

Mas, podemos pensar que, mesmo na iniciativa privada ela é ruim, haja vista que se pode dar emprego a uma pessoa parente ou bem chegada à família, em detrimento de outra que tem mais capacidade. Devemos ser honesto conosco mesmos e dar prestígio e valor a quem tem, de direito.

Seja quem for, todos devem ter a oportunidade do crescimento profissional. Onde existe ingerência em favor de apadrinhamentos, é muito provável a existência de incompetência; e possibilidade de um bom profissional desempregado também é muito grande. Todos têm o direito ao exercício de seu oficio.

Só assim o Brasil terá futuro. Nepotismo crônica Chegou um contador de história ao meio de uma multidão. Tinha fama de fazer cortesias e de se engrandecer à custa dos parentes famosos.

A multidão, entre ela parentes e amigos, o esperava para desmascará-lo. Deixaram que ficasse bem à vontade. No entanto, naquele momento crucial, Ele, muito inteligente que era, percebeu que todos estavam a postos e esperando dele um discurso.

Olhou a todos e disse: – Meu querido povo, parentes e amigos… – começou ele com sua boa retórica. E acrescentou: – Digo-lhes que hoje estou aqui na qualidade de um simples servo. Vim para ouvir e não para falar. E mais uma vez foi aplaudido…

Zulmar Tamburu

Zulmar Tamburu é formada pela Escola Panamericana de Artes Design. É escritora, poetisa, compositora, artista plástica e colunista do portal SP Jornal.
E-mail: zulmartamburu@hotmail.com