O Brasil está envelhecendo: estima-se que 20 em cada 100 brasileiros são idosos.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil está envelhecendo e hoje se estima que existem 20 idosos em cada 100 brasileiros. Diante desse cenário o Hospital e Maternidade São Cristóvão no intuito em melhorar a qualidade de vida da população idosa oferece gratuitamente a oficina de prevenção de quedas no Parque Sabesp Mooca.

As aulas ocorrem todas as sextas-feiras, às 11h, são destinadas aos idosos, acompanhantes, cuidadores e também ao público mais novo que queira se informar sobre o assunto. “A oficina ensina aos idosos formas de evitar quedas e explicamos como as suas consequências podem afetar a vida, além de causar a perda da independência”, explica a fisioterapeuta do São Cristóvão Saúde, Ercília Aparecida Pivoto.

Além da fisioterapia, outros profissionais participam da oficina como, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. “O objetivo da nossa equipe multidisciplinar é passar uma consciência melhor do corpo e do espaço para nossos alunos”, ressalta Luciane Criado de Oliveira, fisioterapeuta do São Cristóvão Saúde.

Cada disciplina auxilia em um momento do dia a dia do idoso. Os terapeutas explicam como realizar as atividades domésticas, já as nutricionistas mostram como a alimentação pode ajudar no fortalecimento dos ossos, os educadores físicos ajudam a fortalecer a musculatura e os psicólogos dão auxílio para os familiares de cuidadores para lidarem com a situação da queda.

Atualmente a incidência de quedas entre idosos acima de 70 anos varia de 32% a 42%, para faixa de 65 anos esse índice vai de 28% a 35%. Pesquisas revelam que nos países ocidentais, onde não há uma cultura de prevenção de quedas, o ocorrido é 30% maior do que em países orientais, onde a prática é comum.

Serviço:
Parque Sabesp Mooca – Radialista Fiori Gigliotti
Local: Av. Paes de Barros, 2.107, Mooca.
Quando: sexta-feira às 11h.
Inscrições: segunda a sexta das 8h às 17h na administração do parque.

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.