Nova dinâmica do bairro beneficiará 5 milhões de moradores.
O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, iniciou, dia 12, as primeiras obras de implantação do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera, com o término previsto para o primeiro semestre de 2014. No total, o Tesouro do Estado investirá no complexo viário R$ 345,9 milhões, e a Prefeitura de São Paulo R$ 132,3 milhões, totalizando R$ 478,2 milhões. O Complexo Viário do Polo de Itaquera beneficiará diretamente os cerca de 2,4 milhões de habitantes somente do extremo Leste da cidade, e os 5 milhões de moradores da região Leste. Além de melhorar a acessibilidade, o desenvolvimento local poderá equilibrar a relação moradores e postos de trabalho, diminuindo o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar e/ou estudar.
Na primeira etapa serão realizadas as seguintes obras e serviços: 1 – Nova avenida de ligação Av. Norte-Sul entre a Av. Itaquera e a Av. José Pinheiros Borges (Nova Radial) e respectivo conjunto de viadutos; 2 – Nova avenida de ligação entre a Av. Norte-Sul e a Av. Miguel Inácio Cury; 3 – Adequação viária da ligação entre a Av. Miguel Inácio Cury e a Estação Corinthians-Itaquera; 4 – Adequação viária da Radial Leste nas proximidades da Estação Corinthians-Itaquera, com a implantação de uma pista subterrânea.
O Complexo Viário será executado pelo Consórcio Viário Zona Leste, formado pelas construtoras OAS e S/A Paulista., que venceu a licitação da primeira etapa ao oferecer desconto de 27,8% ao orçamento inicial de R$ 355 milhões. A proposta vencedora, de R$ 257 milhões, representou economia de R$ 97,8 milhões ao Tesouro Paulista. A economia obtida na licitação permitiu que sejam incluídas novas obras na região, como as alças da Jacu-Pêssego e a maior passarela de São Paulo.
A nova avenida no sentido Norte e Sul vai interligar as Avenidas José Pinheiro Borges e Radial Leste à Av. Itaquera, eliminando a necessidade da volta pela Avenida Líder. Já a nova avenida ligando a Av. Itaquera à Av. Miguel Inácio Curi facilitará o acesso da Radial Leste e da estação Corinthians-Itaquera, a partir da Av. Itaquera e da Av. Líder.
Além das obras viárias, novas alças de acesso serão construídas para facilitar a interligação entre a Nova Radial (Av. José Pinheiro Borges) e a Av. Jacu Pêssego, os dois principais eixos viários do extremo Leste, que facilitará o acesso à Marginal Tietê e ao Rodoanel. Também será construída a maior passarela de São Paulo, ligando a ala Norte com a Sul de Itaquera, facilitando a circulação das pessoas que pretendem atingir o Polo Institucional e o estádio.
O projeto urbanístico, lançado em 2008, envolve a parceria com diversos órgãos e tem como principal objetivo a criação de um pólo de formação e capacitação profissional. Em 2010, iniciaram-se as obras para a implantação de uma Fatec (Governo do Estado), um dos muitos equipamentos públicos previstos. Além da Fatec, Itaquera receberá equipamentos públicos, como fórum, Etec, SENAI, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Convenções e polo tecnológico. Em abril de 2011, a Prefeitura concedeu a permissão de uso de uma área de 16.640 m² para o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) instalar uma escola de ensino profissionalizante na região.
Reportagem: Da redação. Foto: Luis Guadagnoli.