Com a era digital, o aparelho de FAX acabou ficando de lado em muitas empresas.
No entanto, a maioria das empresas ainda o possui. Ele se tornou um “mal necessário” e as pessoas geralmente pensam: “Uma hora ainda precisaremos dele”.
Mesmo sendo raramente utilizado, ele pode se transformar em uma ferramenta interessantíssima para o marketing direto. Com a sobrecarga de mensagens publicitárias impressas (revistas, folder´s, catálogos), milhares de propaganda chegando a toda hora por e-mail, o FAX pode ser utilizado para enviar a propaganda de sua empresa.
Como dificilmente as empresas recebem algo por ele, a propaganda se destacará e poderá gerar curiosidade. Conhecido como FAXMarketing, essa é uma maneira interessante da empresa fazer marketing de uma forma criativa e barata. Essa ferramenta dispensa um grande investimento com gráficas e despesas com postagem.
O interessante também é que tudo o que chega na empresa via FAX dificilmente é jogado fora pela secretária ou por outra pessoa que o recebeu, e tem caráter imediatista.
Tudo o que chega via FAX é encarado normalmente como algo importante e urgente. Dados da empresa FAXEXPRESS, especialista em Faxmarketing, a taxa de rejeição de um documento que chega via FAX é de 0,0007%.
Além disso, se a propaganda for criativa passará pela mão de mais de uma pessoa. Estas são características que fazem valer a pena pensar na possibilidade da empresa investir neste tipo de marketing.
No entanto é necessário levar em conta alguns fatores:
– o FAX apenas imprime apenas em preto-e –branco. Quem for criar a propaganda que será enviada por ele deve lembrar disso.
– Imagens normalmente saem com baixa resolução no FAX. O melhor é utilizar texto com letras garrafais e se for necessário alguma imagem ela deverá ser feita apenas com traços fortes para que consiga ser bem visualizada.
– A mensagem publicitária deverá conter pouco texto. Assim, quem receber a mensagem conseguirá lê-la em poucos segundos e a propaganda se tornará mais eficaz.
– A mensagem precisa ser agradável e atrativa, dizendo algo que realmente interessa ao receptor.
Se levar em conta esses fatores, o FAX , mesmo com suas limitações naturais, poderá se tornar uma poderosa ferramenta para o marketing gerando excelentes resultados!
Gabriel Garrido é coordenador de marketing de empresa multinacional e colunista do Portal SP Jornal.