O importante papel da mídia!

O papel da mídia é levar informação ao público e esse é um compromisso indiscutível, porém, questionado por muitas pessoas.

Existe uma grande diferença entre a informação de reportagem, que deve procurar, sempre de maneira isenta, ouvir e retratar um outro lado dos fatos. Existe também os artigos de opinião, onde um indivíduo pode falar de algum assunto sob a sua ótica e pensamentos, muitas vezes de maneira unilateral.

Se informar nos tempos atuais é fácil, porém, o difícil é aprender a criar um senso crítico de imparcialidade com tanta informação superficial.

Nos jornais de grande circulação, portais e emissoras de TV, todos os dias, perduram em 90% de sua programação, notícias pesadas sobre corrupção, assassinatos, problemas econômicos entre outras. Se apenas nos levarmos para este lado da mídia para obter informação, teremos a falsa sensação de que tudo está ruim.

Porém, em contrapartida, se você acessar os centros de informação da Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, entre outras repartições, você verá 90% de sua programação com notícias positivas, com inaugurações, entregas de viaturas para policias, verbas liberadas etc. Se também nos levarmos apenas por estes órgãos para obter informação, teremos a falsa sensação de que tudo está ótimo.

Cabe a nós, cidadãos, procurar obter informação por diferentes veículos de comunicação, sejam eles da grande e pequena mídia ou de instâncias públicas. Esta cautela e cuidado nos ajuda a formar opinião com equilíbrio, procurando, na medida do possível, ler e ouvir materiais que são antagônicos aos nossos pensamentos.

Isso nos dá liberdade de se colocar no lugar do outro e enxergar avanços e retrocessos, não viciando, assim, nosso senso crítico que deve estar em frequente evolução.

Os artigos contidos nos jornais geralmente são escritos por profissionais, sejam eles políticos ou não, com diferentes enfoques, até mesmo para que o leitor de nossos títulos [SP Jornal, Jornal de Vila Carrão, Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa] possa ter ideia de como pensam pessoas que discorrem sobre determinados assuntos de maneira divergente com seus princípios.

Nas edições, você também encontra reportagens de projetos e situações que acontecem no governo federal, governo estadual e governo municipal.

Desta maneira acreditamos que podemos contribuir com a formação de opinião da sociedade da zona leste da cidade – onde nossos jornais circulam – da maneira mais imparcial possível.

Procurar ler de tudo e em diversos meios de comunicação com atenção e senso crítico, trata-se de uma ferramenta importante de evolução pessoal de um ser humano e de sua sociedade.

Antonio Gelfusa Junior é diretor executivo do SP Grupo de Jornais.

Qual o principal problema no Estado de São Paulo, atualmente?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga-nos

Veja também: