Evento abordou processo de modernização do Brás e a chegada de trabalhadores estrangeiros.
Sábado, dia 10 de novembro, o projeto Memória do Gás, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, com patrocínio da Comgás, realizou a oficina “O Bairro do Brás e o Projeto de Imigração”, que discute aspectos da imigração estrangeira e sua influência no desenvolvimento da cidade de São Paulo, entre os séculos XIX e XX.
O curso incluiu um passeio exploratório nos bairros do Brás e do Bexiga, com o objetivo de abordar questões históricas relacionadas à influência do gás na modernização da cidade, além do processo de imigração em São Paulo. A oficina foi realizada no Museu da Energia de São Paulo, ministrada por Miriam Yagui, mestranda do programa de pós-graduação em Museologia da USP e especialista em Gestão da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da ECA-USP.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural do setor energético e de saneamento ambiental.
Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, localizado na capital, realiza ações culturais e educativas que reforcem conceitos de cidadania e incentivem o uso responsável de recursos naturais.
Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.