Em 2011 equipes da Subprefeitura Mooca retiraram das vias diversos materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pneus e restos de madeira
Além das atividades diárias de zeladoria realizadas em nossa região, existem outros serviços especiais efetuados periodicamente pela Subprefeitura Mooca a todos os moradores dos seis distritos de sua jurisdição. É o caso das Operações Cata-Bagulho, que tem como objetivo recolher dos logradouros públicos materiais descartados por moradores como móveis velhos, eletrodomésticos usados, restos de madeira e até pneus.
Durante as ações realizadas neste ano, cerca de 830 toneladas de materiais foram recolhidos, evitando que o entulho seja depositado de forma incorreta nas vias públicas, prevenindo entupimento de bueiros, alagamentos e outros transtornos. Além disso, este serviço é público e qualquer morador pode solicitar que sua via seja incluída nas operações. Para isso, basta ligar no telefone 156, pelo site da Prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br) ou solicitar pessoalmente na Praça de Atendimento localizada na Rua Taquari, 549.
Em 2012 as Operações Cata-Bagulho permanecerão. Novas datas e locais serão divulgados em breve e por isso fique atento ao site da Subprefeitura Mooca. Caso algum morador queira se desfazer de algum objeto ainda neste final de ano, é possível utilizar os dois Ecopontos instalados em nossa região. Eles estão localizados na praça Giuseppe Cesari, número 54, e avenida Salim Farah Maluf, número 179.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, como materiais que sobram da construção civil, materiais recicláveis e até móveis e metais. Nos Ecopontos, o munícipe poderá descartar até um metro cúbico de entulho gratuitamente. Este volume equivale a uma caixa-d’água de mil litros. Lembramos que o descarte irregular de entulho e lixo é crime e o responsável está sujeito à multa no valor de R$ 12 mil reais.
Reportagem: Assessoria Subprefeitura