Escola Julia Amália faz parceria com Nenê de Vila Matilde.

A Escola Estadual Professora Júlia Amália de Azevedo Antunes, localizada na Rua Luís Pinto, 92, Vila Carrão, prioriza a educação de qualidade, aquela que é regida pelo currículo comum nacional e atende as reais necessidades de seus alunos.

A unidade está entre as setenta e oito escolas públicas estaduais de nossa região que é supervisionada pela Diretoria Leste 5.

A Diretora da escola, Ivana Curi Douteiro, diz que a proposta pedagógica de sua escola foi elaborada pela coletividade. “O projeto envolve professores, funcionários, pais de alunos e alunos, com uma pesquisa de campo minuciosa”, diz Ivana.

Assim foi diagnosticado as diferentes culturas existentes em nossa região decorrente da imigração de japoneses, portugueses, libaneses, italianos e chineses, além da migração de diversos estados brasileiros em especial norte e nordeste.

Mediante essa diversidade cultural, foi criado o “Projeto Identidade” que trabalha diferentes culturas, valorizando suas riquezas e
aprendendo com elas.

Com esse projeto, evita-se o tão famoso bullying, fato preocupante em todas as escolas brasileiras, seja pública ou particular.

A escola encerra o projeto no final de cada ano com a tradicional festa das nações que, neste ano, contou com a parceria da bateria mirim da escola de samba Nenê de Vila Matilde, que desenvolve oficinas para jovens e crianças com a intenção de tirá-los das ruas fora do horário escolar, exigindo dos jovens acolhidos boas notas e bom comportamento escolar.

A união da escola Júlia Amália com a Nenê de Vila Matilde representa claramente que as diferenças sociais e culturais podem e devem se juntar a favor do nosso jovem, formando cidadãos sem preconceitos, felizes e capaz de viver em harmonia.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.