Inauguração oficial do Centro Cultural – Espaço de Artes / Oficinas e o Teatro Martins Penna, será dia 28 de novembro.
Após 3 anos de reforma, o prédio localizado no Largo do Rosário, que abriga o Teatro Martins Penna, a Biblioteca José Paulo Paes e a Área Multiuso, que poderá ser usada para oficinas, exposições e palestras, finalmente abriu suas portas ao público, no dia 2 de outubro. Ocorre que o Teatro será inaugurado oficialmente no dia 28 de novembro. As oficinas terão início mais cedo, dia 16 de outubro. Por enquanto, a população já pode fazer uso da biblioteca e também do telecentro, no 1º e no 3º andar.Também já estão
abertas as inscrições para novas turmas nas oficinas de dança, teatro e literatura.
Quem conheceu o espaço antes, certamente o apreciará muito mais agora. Uma grande novidade é a acessibilidade: o prédio já conta com elevadores e rampas de acesso para deficientes físicos. Foram incluídos também estúdios de gravação musical no 3º andar e salas multiuso no 2º andar. No teatro, quando for inaugurado, uma nova surpresa aguarda os visitantes: o espaço contará também com uma tela de cinema para exibições gratuitas.
Nova administração
O Polo Cultural da Penha está sobmetido ao Departamento de Expansão Cultural – DEC, da Secretaria Municipal de Cultura, e tem por Diretora Geral, a atriz e arte educadora Luciana Schwinden, que é natural de Porto Alegre. Luciana também foi diretora por 2 anos da Divisão de Formação do DEC, sendo a responsável pelo projeto vocacional. Segundo ela: “Nosso espaço da biblioteca e dos telecentros já está aberto ao público que quiser nos visitar. O teatro ainda permanece em reformas, mas nós já temos uma peça agendada para o dia 30 de novembro, com o grupo Parlapatões, Patifes & Paspalhões. Vale lembrar que artistas, produtores, músicos, professores,
enfim, todos que desejarem usufruir do espaço e ministrar oficinas, podem vir conversar comigo”, concluiu.
Thaísa Valadão Pacheco é a Coordenadora de Produção. É formada em publicidade e Marketing, com vasta experiência em produção artística no exterior, tendo atuado também como produtora na Galeria Olido, centro de São Paulo. Ela afirma: “Esta é com certeza uma instalação moderna e que vai proporcionar ao público da Zona Leste e demais regiões que queiram conhecê-lo, uma programação de alta qualidade e toda estrutura que for necessária para isto”.
Diogo Lima, Coordenador de Atividades do Espaço, é formado em Administração com extensão em gestão de projetos, sendo também pós-graduando em gestão pública. Segundo ele: “O Espaço agora, proporcionará uma experiência nova. O público vai se sentir tão à vontade, com tantas atrações, atividades, opções de cultura e lazer, que vai ficar difícil ficar em casa” concluiu.
O Polo Cultural da Penha, localiza-se em frente ao Largo do Rosário, ao lado do Shopping na rua Dr. João Ribeiro. Um novo telefone será instalado. Informações pelo e-mail: centroculturaldapenha@gmail.com.
Reportagem: Fernando Aires. Foto: Fernando Aires.