A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ativa nesta quinta-feira (3/10) mais 11,90 km de Faixa Azul em três importantes vias da cidade. Duas delas na zona Sul e a outra, na zona Oeste. Assim, a cidade alcança os 212,2 km de faixas azuis implantadas desde 2022.
Na zona Sul, a Avenida Dr. Ricardo Jafet recebe 5,36 km da Faixa Azul, no sentido Bairro (Santos) e no sentido Centro (São Paulo). No primeiro, o espaço foi dividido em dois trechos, entre as ruas Cel. Diogo e Marcelino Champagnat e entre as ruas Pedro Pomponazzi e Vigário Albernaz. Já no sentido Centro, os trechos foram divididos entre as ruas Vigário Albernaz e Eng. Guilherme Winter e as ruas Vergueiro com a Paulo Bregaro.
Já a Avenida Prof. Abraão de Morais, também na zona Sul, recebe 6,14 km da faixa para motos, entre a Rua Vigário Albernaz e as proximidades do viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, em ambos os sentidos.
Na zona Oeste, a Rua Sapetuba ganha outros 400 metros de Faixa Azul, entre a Rua Camargo e a Avenida Professor Francisco Morato, no sentido Centro.
“Essa é uma entrega importante que tem o objetivo de preservar vidas e garantir a segurança dos usuários. A Faixa Azul harmoniza o trânsito e evita a disputa nos espaços das vias, é uma sinalização que demarca bem o espaço do motociclista e dos veículos”, ressalta Celso Gonçalves, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.
Projeto
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Segurança Viária, Sinalização, Planejamento, Projetos e Operação. É uma política pública de segurança viária inspirada em experiências anteriores, na própria cidade, e também internacionais. O objetivo foi reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e motociclistas possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
Atualmente, a frota de motocicletas e motonetas da cidade de São Paulo é de 1,5 milhão de unidades em circulação. Diariamente, 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.
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