A região de Vila Prudente/Sapopemba, na Zona Leste da cidade de São Paulo, ganhou na manhã desta segunda-feira (14/3) um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com o objetivo de beneficiar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social naquela região, a unidade foi inaugurada pelo prefeito e São Paulo e pela vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social.
O prefeito ressaltou a importância do Creas para as comunidades mais carentes da Capital. “O maior desafio da Cidade é melhorar a vida das pessoas, sobretudo das mais humildes. Elas têm a necessidade de serem apoiadas. E esse equipamento é a porta de entrada para que possam solucionar seus problemas. É um instrumento que a sociedade tem para que essa parcela da população possa ser atendida. Esse é o papel do Poder Público: de estar ao lado dessas pessoas”.
Esse é o nono Creas colocado em funcionamento pela Administração. A intenção da Prefeitura é ter, até o final do ano, 15 unidades abertas pela Cidade. Esses números comprovam o avanço do trabalho da rede socioassistencial em direção ao que prevê a Agenda 2012 – caderno de compromissos e metas da gestão: até dezembro do ano que vem, a intenção é que 20 Creas sejam entregues.
“Vamos continuar nos aproximando cada vez mais das metas definidas para a cidade de São Paulo”, disse o prefeito. De acordo com vic-prefeita, o avanço do Creas comprova a velocidade do trabalho implantado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “Tanto que, em 2012, restarão apenas cinco para completarmos a rede prevista para o Município”, apontou a vice-prefeita e secretária. O Creas Vila Prudente e seus serviços. O prédio localizado no distrito de Sapopemba possui 182 m² de área construída e tem capacidade para receber 80 famílias por mês. Ele dispõe de três salas de atendimento individual e uma para atividade em grupo, sala de apoio técnico, fraldário, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais. O Creas é um serviço especializado no atendimento às famílias e indivíduos que sofreram violações como, por exemplo: violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos. Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e advogados será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como o encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial, saúde e educação.
Além disso, o serviço funciona articulado com órgãos de defesa dos direitos, como o Ministério Público, Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude e Defensoria Pública. O Creas Vila Prudente está instalado na Rua Manoel de Arruda Castanho, 145 – Sapopemba e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outras informações pelo telefone (11) 2143-8401.
Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.