Com prazo de 240 dias corridos, SIURB deu Ordem de Início de execução do projeto no dia 5 de novembro de 2015.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, está executando o projeto de estudos da Bacia do Córrego Itaim e apresentação de alternativas para eliminação dos alagamentos, contendo ainda a elaboração de projetos funcional e executivos das obras prioritárias.

O prazo é de 240 dias corridos para apresentação do projeto, ou seja, em meados de 2016. O valor é de R$ 566 mil.

Esse projeto complementa o projeto do polder da Vila Itaim (obra que está a cargo do Governo do Estado), estendendo a canalização do córrego a montante, ou seja, na direção da nascente,com o objetivo de eliminar os estrangulamentos, especialmente sob a Avenida Marechal Tito e a linha da CPTM, elevando a capacidade de escoamento das águas.

Histórico
O córrego Itaim está localizado no bairro de Itaim Paulista, zona leste da cidade de São Paulo, e corta outras cidades do estado como Ferraz de Vasconcelos e Poá, onde desagua no rio Tietê. Com a intensa urbanização do bairro de Itaim Paulista, aumentando a impermeabilização do distrito, os transbordamentos e alagamentos ocorrem principalmente durante o Verão, período de maior incidência de fortes chuvas. Para solucionar este problema, a Prefeitura de São Paulo incluiu no Plano de Metas a execução de estudos da bacia, com objetivo de apontar soluções para resolver as enchentes. A meta 105 trata deste assunto, e propõe que até o final de 2016 estes estudos estejam concluídos para, na sequência, dar andamento na licitação das obras.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.