Associação comercial visa aprimorar e transformar o comércio local.
Aconteceu na Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, no dia 1º de julho de 2009, o Lançamento do Projeto Empreender, parceria entre FACESP(Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), SEBRAE/SP e ACSP(Associação Comercial de São Paulo). O evento foi coordenado por José Garris Del Valle, Diretor Superintendente da Distrital Tatuapé.
O Projeto empreender promove o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das micro e pequenas empresas em Núcleos Setoriais, com o objetivo de aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento organizacional das empresas do mesmo setor.
Na Sede da Distrital Tatuapé – ACSP estão sendo montados núcleos com empresas do mesmo ramo de atividade, entre eles: Imobiliárias, Buffet, Beleza, Varejo de Roupas, Escola de Educação Infantil, entre outros. Os integrantes dos núcleos participam de capacitações onde abordam temas como gestão empresarial, finanças, marketing, atendimento ao cliente, associativismo e planejamento participativo. Além disso, realizam missões técnicas para conhecer as novas tendências, em eventos realizados pelo setor. Sem nenhum custo para os empresários, este projeto estimula a aproximação dos empreendedores e a discussão para busca de soluções – sejam elas internas ou externas – de problemas comuns ao setor. Os participantes dos núcleos passam a ser parceiros em busca de objetivos e benefícios comuns, e não como concorrentes.
Essa aproximação visa gerar o desenvolvimento da atividade na região, crescimento das vendas, a busca da excelência nos produtos ou serviços, o que resultará na abertura de novas vagas de emprego e a melhoria da qualidade das vagas já existentes, desenvolvendo socialmente e economicamente toda a região e aumentando a quantidade e qualidade dos associados. Segundo o Diretor Superintendente José Garris Del Valle, o Projeto Empreender está no rumo certo.
“Tenho a tranqüilidade em fazer esta afirmação não apenas motivado pelo exercício em minha gestão, mas simplesmente porque o associativismo e o planejamento para o desenvolvimento empresarial direcionado às micro e pequenas empresas, com núcleos setoriais pode-se trabalhar avançando em todas as áreas, ação que definimos como prioridade desde que assumi a Superintendência da Distrital. Neste processo de participação aliados a uma equipe capaz, no melhor de nossos esforços, tenho certeza da obtenção de efeitos e oportunidades positivas, alcançando o desenvolvimento. “Estas são as bases para uma verdadeira transformação.” Conclui Del Valle.
Reportagem: Assessoria Subprefeitura. Foto: Divulgação.