Rua no Tatuapé recebe novo asfalto e visita de secretária que fala sobre outros pontos da Zona Leste.

A prefeita em exercício e secretária municipal de Assistência Social Alda Marco Antonio vistoriou as obras de recapeamento da rua Apucarana, no Tatuapé. A via é uma das 31 ruas, avenidas e viadutos que terão o asfalto renovado pela Prefeitura entre março e abril deste ano. As obras totalizarão 630 mil m² de área asfaltada, em 15 subprefeituras da cidade.

“O leito carroçável regular é importante para a cidade, inclusive para não dificultar o trânsito. As vias recapeadas facilitam o fluxo de veículos”, afirmou Alda Marco Antônio, após verificar a aplicação nova capa asfáltica em uma das faixas da rua Apucarana, acompanhada do secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, e do subprefeito da Mooca, Sergio Carlos Filho.

A rua vistoriada nesta manhã será totalmente renovada e receberá 1,9 km de extensão de asfalto novo. Está incluída na segunda fase de obras de recapeamento deste ano, que entre os meses de março e abril beneficiará 45,6 km de vias nas subprefeituras do Butantã, Campo Limpo, M´Boi Mirim, Aricanduva/Formosa/Carrão, Itaquera, São Miguel Paulista, Vila Prudente/Sapopemba, Mooca, Penha, Vila Mariana, Lapa, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Sé e Santana/Tucuruvi. Nesta fase, serão investidos R$ 40 milhões.

Foram contempladas vias importantes da cidade como a Estrada do Imperador, em São Miguel Paulista; a Avenida Cangaíba, na Penha; a Avenida Juscelino Kubitscheck, em Pinheiros, e a Avenida do Estado, na Sé. A escolha das ruas que receberão obras é feita por meio de demandas do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), das Subprefeituras, indicações técnicas da CET, SPTrans e Secretaria de Transportes, além de estudos do Laboratório de Mecânica de Solos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A Prefeitura alcançou em 2011 a marca histórica de renovação e aplicação de asfalto novo em todas as regiões da Cidade.

Desde 2005, foram mais de 2 mil km de asfalto aplicado, com os serviços de pavimentação, capeamento e recapeamento em mais de 3.700 vias. As quatro gestões anteriores, entre 1989 e 2004, somam, juntas a execução de apenas 316 km de obras. Para este ano, o orçamento previsto para o Programa de Recapeamento na cidade é de R$ 180 milhões. A primeira fase de 2012, nos meses de janeiro e fevereiro, já beneficiou 56 vias. Nas obras de recapeamento, o primeiro passo é a fresa da rua, que consiste na remoção da capa asfáltica antiga. Em seguida, é aplicado o novo revestimento de asfalto. O procedimento é realizado pela Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Superintendência das Usinas de Asfalto.

Reportagem: Assessoria de Imprensa. Foto: Divulgação.