Entidade luso-brasileira realiza evento no bairro do Carrão.
A Casa dos Açores de São Paulo realizou, de 25 a 28 de outubro, a 11ª Semana Cultural Açoriana. O objetivo destas semanas culturais é o de entender, aprofundar e propagar a cultura açoriana, junto à comunidade açoriana-descendente, alunos de entidades de ensino da região, simpatizantes e público em geral. Além de pesquisar os aspectos culturais e históricos existentes entre a cultura e a história do arquipélago e a história e a cultura brasileira, para as quais contribuíram, ao longo dos séculos, milhares emigrantes nascidos nas ilhas açorianas, que fundaram, entre outras, as cidades brasileiras de Florianópolis e Porto Alegre.
A programação da 11º Semana Cultural foi focada nas belezas naturais das ilhas açorianas eleitas, pela revista National Geographic, como o segundo melhor destino, se tratando de ilhas.
A partir do tema principal, a programação se desdobrou em temas específicos com destaques a desafios da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade da vida do planeta.
Além disso, a programação da Semana Cultural contemplou palestras proferidas por renomados professores da Uniban-Anhanguera, acompanhados por alunos desta instituição de ensino, que possui uma unidade no Carrão.
O Professor Dr. Oswaldo Campos Junior proferiu, dia 25 de outubro, a palestra: Meio Ambiente; Sustentabilidade e Bioética Ambiental. No dia 26, o Professor Daniel Rodrigues Silva Fernandes Varela proferiu a palestra: Percepção e Educação Ambiental: Ferramentas de Melhoria e Transformação Social.
Alunos das escolas parceiras como Santa Marina, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Coronel Pedro Árbues e Santa Isabel, realizaram performances alusivas ao tema do meio ambiente, através do canto, declamação, teatro e concurso de redação.
Cultura, alegria, responsabilidade social, cidadania, bom convívio e conhecimento, foram as características da 11ª Semana Cultural dos Açores.
Na sexta-feira, dia 26, houve a participação do grupo de forró universitário “Forryskyna” na parte musical e, no sábado, dia 27, com a participação especial de jovens do projeto Guri, que apresentaram um recital de música clássica. Este projeto é gerenciado pela Fundação Santa Marcelina de Cultura e visa a inclusão social de crianças e adolescentes através do ensino da música.
No domingo, dia 28, foi realizado o Arraial Açoriano, com a celebração do aniversário do Grupo Folclórico da CASP e show de lançamento em São Paulo do CD Açorianidade Capixaba.
A Casa dos Açores de São Paulo, entidade luso-brasileira sem fins lucrativos fundada em 1980, tem como objetivo principal manter e divulgar a cultura açoriana em São Paulo. Sua sede social está localizada na Rua Dentista Barreto, 1282, no Carrão, local onde promove anualmente, entre outros eventos, a tradicional festa em louvor ao Divino Espírito Santo, já em sua 38º edição.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.