Imagem e Violência são os temas das obras de cartunistas e artistas gráficos.

Mais 11 unidades da capital e do interior do Estado recebem exposição que reúne trabalhos de Glauco, Guto Lacaz, Laerte, Milton Glaser, Rafic Farah, Roland Topor, e Ziraldo, entre outros.

O Senac Itaquera recebe, a partir de 6 de agosto, a exposição gratuita Imagem e Violência que reúne 18 trabalhos exclusivos, de importantes nomes da cena artística, como Glauco, Guto Lacaz, Laerte, Milton Glaser, Rafic Farah, Roland Topor, e Ziraldo. A mostra será itinerante e passará por mais 11 unidades da instituição no interior e na capital do Estado.

Doadas ao acervo do Senac pelos artistas, as obras fizeram parte de Imagens da Anistia, exibição realizada no Fórum Internacional Senac de Comunicação Gráfica Imagem e Violência, em 1994, para mobilizar a sociedade em defesa dos direitos humanos. A exposição leva ao público uma proposta de lazer e reflexão, por meio da observação de cenas da vida cotidiana e de seus acontecimentos.

“Individualmente as peças captam a atenção do público por sua forma de expressão, por vezes imperceptível e sutil, ou bem humorada. Porém, juntas formam um painel capaz de proporcionar reflexões sobre o tema”, diz a curadora Regina Carmona. O visitante pode conferir criações que mostram, por exemplo, a revolta contra as injustiças, como as dos cartunistas Glauco e Laerte. “Muitos fazem o humor de alerta e denúncia contra a censura e o governo, como Fortuna e Ziraldo”, completa Regina.

Imagem e Violência conta, ainda, com o trabalho de renomados designers gráficos como Rafic Farah e Milton Glaser, idealizador da campanha I Love NY. A mostra fica no Senac Itaquera até 31 de agosto e tem visitação gratuita.

Serviço
Exposição Imagem e Violência
Data: de 6/8 a 31/8
Horário: das 8 às 21 horas, de 2ª a 6ª e das 8 às 15 horas aos sábados
Local: Senac Itaquera – Av. Itaquera, 8266 – Itaquera São Paulo – SP
Gratuito

Reportagem: Assessoria de Imprensa. Ilustração: Divulgação