Comerciante conta sua história ao jornal.   
Moacyr Martins Rodrigues, 66 anos, é o sósia do papa Bento XVI. A descoberta da semelhança ocorreu logo após o anúncio da escolha do Padre ao cargo tão importante. O amigo Luiz ligou para sua casa e perguntou para a mulher do comerciante onde estava o Papa. Em princípio, Moacyr achou estranho a brincadeira. Aos poucos, acostumou-se , passou a ler tudo sobre Joseph Ratzinger, que assumiu o pontificado. Um amigo entrou em contato com uma agência de figurantes e falou sobre as semelhanças. O primeiro trabalho, 20 dias após o anúncio do papa, foi uma ponta em um dos episódios de “Minha Nada Mole Vida”, da TV Globo, com Luiz Fernando Guimarães. “Conheci a Susana Vieira nos estúdios da Globo”, conta orgulhoso.
Com o aumento das participações em programas e eventos, Moacyr teve de comprar a fantasia de Papa, que no início era alugada. Antes da visita do verdadeiro papa Bento XVI ao Brasil, em maio de 2007, o papa de Vila Carrão foi procurado pela equipe do apresentador Jô Soares para entrevista. Ele já participou também de programas com Claudete Troiano e Olga Bongiovanni; concedeu entrevista para diversos jornais; fez palestras em Bogotá, na Colômbia e em Madri, na Espanha.
“Estou me divertindo muito, conhecendo lugares e pessoas diferentes. Nunca me maltrataram devido à semelhança com o papa”, afirmou, em estado de graça. Ex-policial civil, Moacyr é casado há 46 anos, tem dois filhos adultos e três netas. Dentre as solicitações ao sósia do cardeal, foi pedido até uma bênção ao Clube Corinthians Paulista no ano em que seria rebaixado, mas Moacyr deixou claro que era Palmeirense, lembra.
Apesar de toda correria como sósia de Bento XVI, o comerciante nunca deixou de lado seu lado empresário, com uma loja de produtos descartáveis na Vila Carrão.

Reportagem: Da redação. Foto: Antonio Gelfusa Junior.