Além das operações Cidade Limpa e Lambe-Lambe, mutirões de limpeza e flagrantes contra caçambeiros vêm sendo realizados.
A Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba vem mantendo as ações fiscalizatórias nos distritos de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, acompanhando as ações que acontecem o ano todo no âmbito da cidade, através da Secretaria de Segurança Urbana, e sob a orientação da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que está com forte esquema de fiscalização sobre os produtos irregulares que circulam e são comercializados por toda a cidade. No fechamento do ano, referente ao mês de dezembro, foram a Operação Cidade Limpa, com base na lei que regulamenta o uso de publicidade nas fachadas externas de comércios e estabelecimentos comerciais em geral, recolheu quase 800 publicidades irregulares, entre lambe-lambe (publicidade colada em postes), banners, faixas, placas, entre outros, nos principais corredores de acesso da região e áreas adjacentes (Av. do Oratório, Sapopemba, R. Costa Barros, Largo do Jardim Grimaldi, Rua Orfanato, entre outros).
Em janeiro, em operações realizadas nos dias 10, 11, 12 e 13 deste mês, mais de 400 publicidades irregulares foram retiradas dos postes e da via pública.
As várias ações rotineiras da equipe de Apreensão da Subprefeitura, conhecida por UNIVIAS, recolheram frutas, alimentos, cds e dvds piratas nas feiras livres e principais áreas de comércio da região. Os alimentos, manuseados sem condição mínima de higiene, foram jogados fora. As frutas foram doadas para entidades beneficentes da região. Já os cds e dvds encontram-se armazenados em depósito lacrado para posterior quebra e envio da sucata gerada à indústria na Vila Ema, que trabalha com reciclagem desse tipo de material.
Outra operação importante que foi iniciada na primeira semana do mes, foi em relação aos baixos dos viadutos da região, que estão recebendo um super mutirão de zeladoria.
No último dia 6, as equipes de Fiscalização e Limpeza da Subprefeitura executaram duas atividades, simultaneamente, no mesmo dia: embaixo do Complexo Viário Senador Antonio Emygdio de Barros, que dá acesso à Avenida Salim Farah Maluf, moradores em situação de rua foram retirados com seus pertences, e foram recolhidas 5 toneladas de detritos, em três caminhões lotados de madeira, plástico e lixo. Nessa mesma operação, uma carroça foi apreendida. As equipes voltaram ao local mais duas vezes, para garantir a limpeza e a não reocupação por indivíduos que são, grande parte, usuários de drogas. O outro local contemplado foi o Viaduto Grande São Paulo, aonde os operários retiraram 90 toneladas de entulho, em uma ação de limpeza manual e mecanizada.
Esses serviços de zeladoria visam otimizar os trabalhos de limpeza realizados em toda a cidade, e seguem orientação da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, para manter a cidade mais limpa e, assim, minimizar os efeitos provocados pelas chuvas fortes.
Na noite do último sábado (13/01), a Polícia Militar recebeu denúncia de um vigilante de fábrica localizada próximo à Rua Forte de São Bartolomeu, sobre um caminhão Volvo de cor azul, com caçamba, despejando entulho na rua em plena luz do dia.
Segundo relato da soldado PM Silvana de Lourdes Custódio Jorge que, junto com o colega Eudo Teixeira de Lima, estava em ronda naquela área, o motorista do caminhão chegou a despejar cinco caçambas cheias de terra na via pública, em plena luz do dia, primeiramente a uma da tarde, para voltar em seguida as 15 horas, quando foi abordado pelos policiais, que logo chamaram a fiscalização de ruas da Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba que, sob o comando de José da Silva, recolheu o veículo de placa GTT – 3444, de Santo André, ao pátio da Subprefeitura. Segundo relato do próprio motorista, o mesmo veio de São Caetano do Sul e recebeu R$ 300,00 para realizar o “serviço”.
Reportagem: Assessoria Subprefeitura.