Tiririca, ou melhor, Francisco Everardo Oliveira Silva, foi uma boa surpresa aos brasileiros, principalmente, aos paulistas que confiaram seu voto a ele.

Nesta última semana, a grande imprensa mostrou um panorama da atuação de alguns políticos na Câmara Federal. E para surpresa de alguns, Tiririca é um dos mais presentes e atuantes deputados nas sessões.

Muito embora ainda não fez pronunciamentos e discursos, o deputado já apresentou cerca de 7 projetos para artistas e circenses, público pelo qual prometeu trabalhar em sua campanha eleitoral.

É claro que estar presente em todas as sessões não significa que seu desempenho é o melhor entre os deputados, nem mesmo que seus projetos são mais relevantes que os de outros parlamentares.

Mas Tiririca disse que não faz “mais do que a sua obrigação” por estar presente todos os dias para trabalhar e diz que sempre foi comprometido com tudo que fez na vida. Ainda afirmou que nunca faltou ao trabalho no circo, no show e na TV. Sua afirmação transmite valores importantes para o cargo o qual ocupa.

No horário eleitoral, para quem lembra da campanha para deputado federal em 2010, Tiririca pedia o voto da população dizendo que não sabia o que fazia um deputado, mas que caso fosse eleito, contava a “novidade” a população. Uma piada inteligente, de duplo sentido, que ao longo dos anos, se mostrou coerente.

Qual político no horário reservado de propaganda gratuita falou a verdade nestes últimos anos?
Tiririca ainda disse o famoso bordão “pior que está não fica”. Outra vez, foi verdadeiro com o povo, e ainda por cima, crítico, afinal, o que seria do humor sem a crítica e vice-versa?

Sua sinceridade mostrou a todos que há lugar certo para cada personagem. Seja o Tiririca, seja o Francisco. Na Câmara,Tiririca é sério, respeita os horários e por enquanto vem desempenhando com destreza seu papel como parlamentar.

Além de contar para seus eleitores o que realmente faz um deputado, mediante seu comprometimento com a avaliação de presença nas sessões, o deputado Francisco está mostrando aos seus eleitores e aos maus políticos desse país, como deve atuar um deputado engajado.

Antonio Gelfusa Junior  é diretor  de marketing do SP Grupo de Jornais  (SP Jornal, Jornal de Vila Carrão,  Jornal do Tatuapé e Jornal de Vila Formosa).