A ação integra a programação do projeto Verdejando, realizado pela Rede Globo, que durante dois meses vai promover grandes ações de plantio em diferentes bairros da cidade.
No próximo sábado, dia 14 de setembro, o projeto Verdejando chega a mais um bairro da capital paulista. Moradores do Jardim Santo Eduardo, na Vila Formosa, poderão participar da transformação do seu bairro, por meio de oficinas educacionais e atividades sobre sustentabilidade, coleta seletiva e plantio de árvores.
Sob jurisdição da Subprefeitura Aricanduva/Carrão/Formosa, o local sofre um grave problema de lixo espalhado e depositado em diversos pontos viciados do bairro. Além de possuir poucas áreas verdes.
Com o intuito de conscientizar a população local, o projeto prepara em parceria com os moradores, uma ação de grande impacto social e ambiental: durante um dia, a comunidade poderá se beneficiar de atividades educacionais e ações práticas.
Na programação das atividades educacionais os moradores poderão participar de oficinas lúdicas de construção de brinquedos com materiais recicláveis, oficinas de plantio, de jardim e de horta vertical, além da exibição de filmes produzidos pela própria comunidade.
Essas atividades cumprem o papel de gerar entendimento e empoderamento sobre a questão de coleta seletiva, além de despertar um novo olhar para o verde. Para simbolizar o engajamento dos moradores com o verde, os participantes das oficinas educativas receberão uma muda de planta ornamental para continuar o trabalho de verdejar o bairro em suas casas.
As ações práticas ficam por conta do mutirão de plantio de árvores e da limpeza do bairro. Durante o mutirão de limpeza, a Subprefeitura e as concessionárias responsáveis pela coleta do lixo do bairro farão a retirada de entulho; operação Cata Bagulho; varrição; limpeza mecânica e manual dos córregos; corte de grama e retirada de mato alto e coleta de porta em porta do lixo reciclado.
Para que tudo isso aconteça até o final do evento, os moradores e voluntários contarão com o apoio de 80 garis, 10 caminhões e máquinas carregadeiras para recolhimento de entulhos e 04 técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente responsáveis pelo plantio das novas árvores do bairro.
A participação nas atividades é livre e gratuita. A ação terá como ponto de encontro, o CEU Formosa, localizado na Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10.
A ação Verdejando Vila Formosa conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Subprefeitura do Aricanduva; Secretaria de Educação – Diretoria regional; CEU Formosa; CEI Jd. Santo Eduardo; CEI Formosa; EMEF Maria Ap. Souza; ETEC – USP; Secretaria da Saúde (SUVIS – Supervisão de Vigilância em Saúde); Soma (concessionária administradora dos pontos de entrega voluntária); Ecourbis (ecoponto da região) e Divisa Futebol Clube.
Programação, das 9h às 14h:
– Mutirão de limpeza: coleta de lixo; retirada de entulho; operação Cata Bagulho; varrição; limpeza mecânica e manual dos córregos do bairro; corte de grama e retirada de mato alto.
– Mutirão de plantio: oficinas de jardim e horta vertical; plantio de árvores e plantas.
– Oficinas de brinquedos com resíduos: construção de casinhas de PETs. Uma casinha de boneca; Tenda com oficina de brinquedos – “ratinhos”
– Exposição de trabalhos feitos com as crianças das CEI, EMEI e EMEF.
– Exibição de filmes sobre meio ambiente.
– Oficina de rap: Rap pra sustentabilidade, com Jairo Zoonose
– Graffiti / Muro Verde
Serviço:
Verdejando – Jd. Santo Eduardo
Data: 14 de setembro de 2013, das 9h às 13h.
Local: CEU Formosa – Rua Sargento Claudiner Evaristo Dias, 10. – Jd. Santo Eduardo.
Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.











