Apresentações farão parte da Virada Cultural de 2012.
Na Virada Cultural deste ano, que acontece entre os dias 5 e 6 de maio, o palco “Rodas de Samba”, promovido pela Globo São Paulo, contará com a presença de rodas de samba de algumas comunidades da Zona Leste, como São Mateus, Artur Alvim, Jardim Marília e Sapopemba. O palco estará localizado em frente ao prédio da Faculdade de Direito, no Largo São Francisco.
Fundada há aproximadamente 20 anos, a roda de samba “Berço do Samba de São Mateus” une compositores e músicos da região com o objetivo de apresentar ao público suas composições baseadas em crônicas e poesias em formato de samba de roda. Localizado na região de Artur Alvim, o “Tomando Partido” nasceu em 2005 com o intuito de juntar alguns sambistas do estilo Partido Alto. O movimento soma diversos músicos profissionais com a essência do verdadeiro samba.
O público poderá conferir também a “Comunidade Pagode do Cafofo”, do Jardim Marília, que começou com uma batucada entre amigos na garagem. Atualmente, o grupo se reúne quinzenalmente aos domingos para apresentar canções que fizeram história no samba. Ainda na Virada Cultural, a “Comunidade Maria Cursi”, de Sapopemba, foi fundada em 2005 por um grupo de amigos.
Inicialmente apenas relembravam sambas clássicos e tradicionais, com o passar do tempo começaram a compor também.
Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.